O que é som?

Visão da física
Visão artística/técnica

O som é uma vibração que se propaga pelo ar transmitindo energia, mas nunca matéria. A velocidade do som altera-se conforme há mudança no meio em que essa onda é propagada.

É uma onda do tipo mecânica, pois precisa de um meio para propagar-se, e é tridimensional, já que pode ser percebida em todas as direções. O fato de ser tridimensional restringe a sua forma de propagação, que não pode ser transversal, mas, sim, longitudinal, isto é, as ondas terão uma direção de propagação paralela à vibração que as gerou. As ondas eletromagnéticas são uma exceção, pois, mesmo sendo tridimensionais, a sua forma de propagação é transversal.

Espectro sonoro

O ouvido humano pode perceber sons apenas dentro de um intervalo de frequências, que vai de, no mínimo, 20 Hz até o máximo de 20.000 Hz. Os sons abaixo do mínimo audível são denominados de infrassons e aqueles acima do máximo audível pelo ser humano são denominados de ultrassons. O espectro sonoro mostra as regiões da audição humana, bem como as regiões de infra e ultrassons. O que para nós pode ser infrassom ou ultrassom pode ser som audível para alguns animais, como os cães.

Podemos dizer que o som é então:

Portanto, o som se origina de uma vibração que se propaga pelo ar (ou outro meio) até chegar a nossos ouvidos.

Características do som

O som possui quatro características:

Frequência

Frequência significa o quanto alguma coisa se repete e se essa repetição é maior ou menor. Por exemplo, se alguém perguntar com que frequência você faz aniversário, a resposta será uma vez ao ano. Se a pergunta é com que frequência você vai à escola, ou ao serviço, a resposta pode ser cinco vezes (dias) por semana. Nós vimos que o som é produzido por vibrações e que para podermos trabalhar esse som, precisamos transformá-lo em eletricidade, que chamamos de sinal. Essas vibrações e as consequentes oscilações do sinal podem ser mais rápidas, ou mais lentas. Quanto mais rápidas, maior será a frequência e mais agudo o som. Quanto mais lentas, menor será a frequência, e mais grave o som.

Fontes: mundoeducacao.uol.com.br, Apostila Básica de Áudio - IBAM

Exercícios

Clique AQUI  e teste seus conhecimentos.

Recursos  ⁽⁺⁾