Aula do Dia 31/outubro/2024
Estilosa e funcional: roupa robótica pode mudar vida de pessoas com mobilidade reduzida
OBJETOS DO CONHECIMENTO:
Internet
HABILIDADES:
(EF02INFO15) Entender que a internet é uma fonte de informação.
ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:
1. Leia o texto com atenção;
2. Clique no botão "Acessar atividade", acima, e responda seu nome e turma
3. Responda as questões na segunda página do formulário
Estilosa e funcional: roupa robótica pode mudar vida de pessoas com mobilidade reduzida
Estrutura foi testada na prática em caminhadas ao ar livre
Vitoria Lopes Gomez
Peças robóticas integradas ao vestuário estão dando novas oportunidades para pessoas com mobilidade reduzida voltarem a se locomover com conforto e qualidade. Uma delas foi criada por pesquisadores da Universidade de Heidelberg, na Alemanha, e é descrita como uma espécie de shorts robótico macio que pode ajudar na caminhada.
Publicado no início deste mês, o estudo descreve uma roupa robótica para melhorar a mobilidade de idosos, mas que também pode ser usada por pessoas mais jovens com dificuldades de locomoção.
Roupa robótica pode ajudar pessoas com mobilidade reduzida a caminhar
A peça robótica foi batizada de WalkON. Trata-se de um sistema de assistência para melhorar a eficiência da caminhada de idosos e pessoas com mobilidade reduzida.
O artigo descreve a invenção como um “shorts robótico macio”, mas, na realidade, se parece mais com um colete. De acordo com Enrica Tricomi, primeira autora do trabalho, em entrevista ao TechXplore, a inspiração veio da necessidade de criar soluções para que idosos possam se movimentar com independência.
Caminhar se torna mais desafiador e energeticamente exigente com a idade, o que pode limitar a capacidade de uma pessoa de se mover livremente e aproveitar a vida diária. Reconhecendo o potencial das tecnologias assistivas vestíveis, nos propusemos a projetar um dispositivo que pudesse abordar esses desafios em um ambiente prático e cotidiano, não apenas em ambientes controlados de laboratório.
Enrica Tricomi
Sistema robótico foi testado no mundo real
Para melhorar a eficiência da caminhada, a equipe entendeu que o dispositivo precisaria ser semelhante a uma roupa, que não limitasse os movimentos. A peça, então, se encaixa no corpo de forma a suportar a movimentação do quadril e pernas.
A invenção foi testada no mundo real em dois casos: por adultos jovens em trilhas ao ar livre com subidas e por idosos em terrenos planos. Em ambos os casos, o WalkON reduziu a energia necessária para a caminhada, permitindo uma mobilidade mais eficiente e sem empecilhos.
Dispositivo serve para idosos e pessoas com mobilidade reduzida
Apesar do estudo focar em idosos, a equipe também enxerga aplicações para pessoas com mobilidade reduzida. Na prática, a roupa robótica pode ajudar em atividades de rotina variadas, desde as mais simples até as mais exigentes;
A vantagem, segundo os pesquisadores, é que ele não causa desconfortos aos usuários, facilitando o uso;
A equipe segue implementando o dispositivo e quer desenvolvê-lo para ser aplicado em cenários mais desafiadores, como sentar e levantar;
Paralelamente, eles vão distribuir os WalkON existentes para idosos do Geriatronics Center da Alemanha, que o testarão e avaliarão seu desempenho.
Fonte: olhardigital.com.br