Software

O software é todo programa rodado em um computador, celular ou dispositivo que permita ao mesmo executar suas funções. Eles vão desde sistemas operacionais, como Windows, macOS, iOS e Android aos apps que você usa todos os dias.

Trata-se de um conjunto de instruções que devem ser seguidas e executadas por um mecanismo, seja ele um computador ou um aparato eletromecânico. É o termo genérico usado para descrever programas, apps, scripts, macros e instruções de código embarcado diretamente (firmware), de modo a ditar o que uma máquina deve fazer.

Todo programa em seu computador, celular, tablet, smart TV, console de videogame, set-top box e etc é um software, seja ele um editor de textos, um navegador, um editor de áudio ou vídeo, um jogo, um app de streaming e por aí vai. Um software pode se apresentar de várias formas, desde um app no celular a um conjunto de cartões perfurados, usados em computadores eletromecânicos.

Fonte: tecnoblog.net

Os softwares podem ser divididos em três tipos principais: Básico, Utilitários e Aplicativos.

  • Software Básico: O Sistema Operacional é o software, ou melhor, o conjunto de softwares, responsável pelo funcionamento da máquina. Um SO pode não fazer o computador funcionar de maneira otimizada, ou seja, ele apenas garante seu funcionamento mas não o uso dos recursos tecnológicos da máquina a pleno. É considerado um Software Básico. Para retirar do computador tudo que ele pode nos oferecer, então, precisamos de outros tipos de softwares.

  • Softwares Utilitários: servem para melhorar o desempenho do computador e/ou garantir a integridade do SO. Ex.: Antivírus, Limpador de disco, Desfragmentador de disco, Otimizadores de registros, etc;

  • Softwares Aplicativos: Servem para desempenhar tarefas específicas. Ex.: Editores de imagem, de vídeo, de texto, slides, planilhas eletrônicas, etc.


Exemplos:

Software Básico: BIOS, Linux, Windows, iOS, ChromeOS, Android

Software Utilitário: Desfragmentador de disco, Avast, Norton Antivírus, CCleaner, Avira

Software Aplicativo: Word, Chrome, Photoshop, Free Fire, Paint

Você pode fazer um ou vários cursos básicos de informática totalmente gratuitos acessando edu.gcfglobal.org. Não é necessário fazer cadastro nenhum, basta você escolher seu curso e sair estudando (ps.: por ser totalmente gratuito e estar presente em vários países, o site não emite certificado).

Sistemas Operacionais

Usamos computadores e SmartPhones, navegamos entre os seus múltiplos recursos mas não nos damos por conta que por trás daquela interface bonitinha, cheia de ícones, janelas, menus, telas e funções, tem algo que trabalha permanentemente para nos dar este suporte. Que é necessário um grande programa (ou conjunto de programas) que:

  • Ofereça uma interface de fácil uso;

  • Gerencie a memória e recursos;

  • Organize os arquivos e dados no disco ou memória interna;

  • Transforme linguagem de máquina em linguagem que possamos entender;

  • Estabeleça uma comunicação entre hardware (peças, componentes) e os demais

  • aplicativos, etc.

A este “Big Software”, indispensável ao uso de computadores e SmartPhones/Tablets, damos o nome de Sistema Operacional.

O sistema operacional também conhecido como OS é o programa que permite que você se comunique com seu computador.

Juntos, o sistema operacional e o hardware do computador formam um conjunto completo que determina o que seu computador pode fazer.

Mas, os sistemas operacionais não são só para computadores portáteis ou desktops. Os dispositivos móveis usam sistemas operacionais próprios para móveis, como Apple iOS ou Google Android.

Eles foram desenvolvidos para interações em telas sensíveis ao toque e de tamanhos menores que um computador.

Sistemas operacionais para o computador

O sistema operacional já vem instalado no computador e a maioria das pessoas não os modificam. No entanto, é possível atualizá-lo ou trocá-lo. Todos os sistemas operacionais possuem uma interface gráfica para quem o usa (GUI), ou seja, essa interface é o que nos permite usar o mouse para clicar sobre os ícones, botões ou interagir com qualquer outro elemento que execute ações ou tarefas. É desta forma que dizemos ao computador o que ele deve fazer.

Os sistemas operacionais mais comuns que existem para computadores e que o mercado oferece são: Microsoft Windows, Mac OS X e Linux.

Fonte: edu.gcfglobal.org

Licenças de Software

Um software, seja qual for a sua finalidade, foi desenvolvido por alguém e, invariavelmente, possui uma licença de uso. Mas, você conhece os tipos de licença de software?

O que é uma licença de software?

Uma licença é a autorização (ou restrição) de determinadas ações de uso, definidas pelo desenvolvedor do sistema.

Trata-se de um documento contratual usado por desenvolvedores de programas digitais. Ele serve para definir se o aplicativo tem domínio público ou se está bloqueado por copyright, além de determinar como pode ser utilizado o código-fonte.

Apesar dos vários tipos de licença de softwares, o princípio é semelhante: o licenciamento cede ou limita o direito ao uso de determinado programa ao consumidor final, que pode ser uma organização, uma entidade do governo ou até uma pessoa que fará uso doméstico.

As regras são estabelecidas no contrato da aplicação, definindo como serão tratadas as cópias e as modificações no código do programa, além de possíveis penalidades em caso de descumprimento dos termos citados.

As licenças ainda servem para traçar o suporte ao usuário, tratar das políticas de atualização e da lista de serviços prestados.

Software Proprietário

Quando a licença é do tipo de software proprietário, qualquer cópia, redistribuição ou alteração é proibida. Caso descumpridos os termos impostos no contrato aceito pelo usuário, a desenvolvedora pode tomar medidas judiciais. Para contornar as limitações, é preciso contatar o desenvolvedor e solicitar novas permissões, ou adquirir licenças que incluam mais funcionalidades.

O modelo de software proprietário é aplicado por alguns dos principais programas utilizados diariamente nas empresas, como Photoshop, Windows, Microsoft Office, Mac OS, entre outros.

Software Livre

Oposto ao modelo anterior, esse tipo de software refere-se ao programa que pode ser usado, copiado, alterado e repassado sem restrições pelos usuários. Ele não se difere completamente do software comercial, e também não impõe ao usuário que suas modificações sejam regidas pelo modelo de GNU GPL, que será explicado adiante.

Software Comercial

Esse tipo de licença de software é desenvolvida com fins lucrativos. No entanto, os programas do tipo comercial não são idênticos ao do tipo proprietário. Existem softwares comerciais que também são softwares livres.

Código Aberto

A diferença desse software — chamado em inglês de open source — para o software livre está no discurso. O termo software livre serve para sugestões éticas, enquanto o código aberto é somente técnico, sem levar em consideração os aspectos éticos.

Software Gratuito

Conhecido como freeware, esse é um programa cuja utilização não exige o pagamento de licenças. O utilizador, ainda assim, deve aceitar um contrato, em que podem ser impostas limitações, como restrições do ambiente de uso. Ser freeware não significa que a aplicação possa ser utilizada indiscriminadamente.