História da informática

INFORMÁTICA é um termo usado para descrever o conjunto das ciências relacionadas ao  armazenamento, transmissão e processamento de informações em meios digitais.

Daí o termo:

INFORmação autoMÁTICA

Um pouco de história

Ábaco ⁽⁺⁾

O ábaco é um antigo instrumento de cálculo, formado por uma moldura com bastões paralelos, dispostos verticalmente, que correspondem cada um a uma posição digital (unidades, dezenas,...) e nos quais estão os elementos de contagem (fichas, bolas, contas,...) que podem deslizar livremente. Teve origem provavelmente na Mesopotâmia, há mais de 5.500 anos. O ábaco pode ser considerado como uma extensão do ato natural de se contar com os dedos. Emprega um processo de cálculo com um sistema decimal, atribuindo a cada haste um múltiplo de dez. Ele é utilizado ainda hoje para ensinar às crianças as operações de somar e subtrair.

Serviu de inspiração para os primeiros computadores.

Fonte: historiadocomputador.weebly.com

ENIAC ⁽⁺⁾

O ENIAC funcionava através de um sistema composto por circuitos e válvulas, que ocupavam muito espaço. Por essa razão, ele era gigante: possuía cerca de 19 mil válvulas, dois metros de altura, pesava 30 toneladas e ocupava cerca de 180 metros quadrados — além de gastar muita energia, cerca de 200 mil quilowatts.

O ENIAC foi projetado e construído com o objetivo inicial de calcular as tábuas de tiro de artilharia para a Marinha americana e o Laboratório de Pesquisas Balísticas dos Estados Unidos. Os primeiros problemas resolvidos pelo computador eram relacionados ao projeto da bomba de hidrogênio.

Fontes: mundodigital.net.br, cnnbrasil.com.br

Altair 8800 ⁽⁺⁾

O Altair 8800 era baseado em um processador Intel 8080, com clock de 2MHz e 256 BYTES de memória. Isso mesmo, crianças, BYTES. Ele não tinha teclado, não tinha porta de joystick, não tinha saída de vídeo, porta de disquete, porta paralela, nada.

Em 1974 existiam três tipos de computadores: Mainframes, ocupando salas inteiras, custado milhões, minicomputadores, que custavam o equivalente a uns US$250 mil hoje em dia, e os computadores montados por hobbystas, que tinham profundos conhecimentos de eletrônica digital.

Esses micros eram exclusivos, e a graça era construí-los. Os circuitos eram compartilhados em fanzines e encontros de entusiastas, mas pouca gente conseguia replicar os projetos.

Fonte: tecnoblog.net 

Apple I ⁽⁺⁾

O Apple I, também conhecido por Apple-1, foi um computador pessoal primitivo desenhado por Steve Wozniak para uso próprio. Um amigo de Wozniak, Steve Jobs teve então a ideia de vender o computador.

Nascia assim a empresa Apple Computers e, em 1976, o Apple I foi seu primeiro produto. Tem como marco histórico o primeiro computador pessoal que podia ser acoplado a uma televisão e, com o auxílio de um teclado - outra inovação - era possível programar em linguagem de alto nível e ver, instantaneamente, o código digitado.

Apple II ⁽⁺⁾

Com o sucesso do protótipo criado por Steve Wozniak, após uma injeção de capital, em 1977 a Apple lançou o Apple II. Em termos de recursos e expansão, era uma máquina muito mais avançada e com um visual, convenhamos, muito mais atrativo e "comercial" que seu antecessor.

Atari 2600 ⁽⁺⁾

Em 1977, nasce o Atari Video Computer System, o Atari VCS. Não reconheceu? É que depois ele foi rebatizado pro nome mais popular: Atari 2600. Ele era um hardware extremamente limitado, com memória de apenas 128 bytes. Você ouviu direito, bytes. Ele vinha com dois joysticks e um jogo incluso, "Combat", além de oito cartuchos vendidos separadamente. Apesar do Odyssey ter inaugurado a família de consoles domésticos, foi o Atari que fez essa cultura nascer e crescer, até chegar no que a gente tem hoje.

Você deve estar se perguntando o porquê de um console de videogame constar na linha do tempo da informática. Simples: A Atari, com este console, levou a diversão dos fliperamas para o conforto da sua casa e, a partir dele, passou-se a pensar a informática, também, como uma forma de entretenimento - o que aumentou o investimento, oferta e procura na área.

Fonte: tecmundo.com.br 

Apple Lisa ⁽⁺⁾

O Lisa é um computador pessoal lançado pela Apple Computer em 1983. Foi um dos primeiros computadores a ter um mouse e uma interface gráfica. Essa interface foi inspirada nas estações de trabalho Xerox. A ideia por trás do Lisa era tornar os computadores mais fáceis de usar, aumentando assim a produtividade.

Fonte: pt.wikipedia.org 

IBM Simon ⁽⁺⁾

O IBM Simon foi um produto da empresa IBM, lançado em 1994. Vinha com uma tela sensível ao toque, capacidade de fazer ligações, além de várias outras funções que na época eram vistas apenas em PDAs.

O Simon era tão avançado que as pessoas não sabiam como chamá-lo – quando ele chegou ao mundo, em 1994, o termo “smartphone” ainda não existia, e não seria incorporado ao nosso vocabulário por alguns anos. A IBM chamou o Simon de “telefone e comunicador pessoal”, com o objetivo de competir com os PDAs de empresas como Apple, Casio e Tandy.

Fonte: gizmodo.uol.com.br