Aula 06
Estruturas Condicionais
As estruturas condicionais permitem que uma rotina/script execute diferentes comandos de acordo com as condições estabelecidas.
É como se o script fizesse uma pergunta direta e, dependendo desta resposta, estabelece-se o que fazer para cada alternativa.
Em outras palavras, as estruturas condicionais são recursos oferecidos pelas linguagens para que seja possível verificar uma condição e alterar o fluxo de execução do algoritmo (no nosso caso, fórmula/função).
Em uma condicional simples (SE), testa-se uma determinada condição e, se ela for aceita, executa-se o comando.
Em uma condicional composta (SE..SENÃO), testa-se determinada condição e, se ela for aceita (ENTÃO), executa-se determinado comando e, se ela não for aceita (SENÃO), executa-se outro.
Se, porventura, houver mais de duas condições a ser testadas, pode-se recorrer às estruturas condicionais encadeadas (SES) para que possa-se definir os comandos específicos para cada situação.
No exemplo abaixo o usuário entra com o ano de nascimento na célula A2 e na célula B2 há um retorno se este usuário é ou não maior de idade, considerando-se como maior de idade a pessoa com idade igual ou superior a 18 anos.
Assim é como fica a fórmula na célula B2
Assim é como o usuário visualiza o retorno fora do formato de edição