Judaísmo

Judaísmo é uma das três principais religiões monoteístas do mundo. A crença considerada como religião, filosofia e modo de vida é a mais antiga tradição religiosa do mundo que prega a existência de um único deus. Apesar de ser a religião do monoteísmo mais antiga, é a que possui o menor número de adeptos. Atualmente, possui 14,2 milhões de judeus pelo mundo, segundo o informe anual do Instituto de Política do Povo Judeu.

Na visão judaica, Deus é o criador do universo e é quem influencia a sociedade humana. Os judeus seguem os ensinamentos da Torá e da Bíblia Hebraica. Segundo a tradição judaica, a Torá teria sido escrito por Deus e nunca deve ser modificado. Para eles, o judeu pertence a uma linhagem com um pacto eterno com esse Deus.

Para a tradição judaica, todos os judeus são descendentes diretos dos primeiros judeus: Abraão, Isaac e Jacó.

Origens do Judaísmo

Fundada por Abraão por volta do ano 2000 a.C., o judaísmo é a religião monoteísta mais antiga do mundo. De acordo com a tradição judaica, a prática religiosa teve origem quando Abraão foi ordenado por Deus para liderar o seu povo e procurar a terra prometida. Eles foram levados para Canaã, atual território da Palestina, e lá permaneceram até quando o local foi assolado pela fome. Com isso eles migraram para o Egito, onde os judeus foram escravizados por muito anos até que, no século XII a.C., o profeta Moisés os levaram de volta à terra prometida.

De volta a Canaã, os judeus transformaram o judaísmo em uma religião estruturada. Durante o reinado dos reis Saul, Davi e Salomão a religião ganhou força, no entanto, outras grupos no Oriente Médio ganharam mais poder, ocupando o território judeu. Após o enfraquecimento da comunidade judaica, os judeus se dividiram em grupos, alguns foram exilados e dispersados para diversas nações.

O retorno dos judeus ao Oriente Médio aconteceu em 1948, depois do Holocausto, ocorrido durante a Segunda Guerra Mundial e que matou cerca de 6 milhões de judeus. Nesse período, foi criado o Estado de Israel, que divide o território com a Palestina.

Crenças

Os judeus cultuam um único deus chamado Javé ou Jeová. Para o judaísmo, Deus é um ser onipresente, onipotente e onisciente, que criou e influencia todo o universo, e se comunica com o seu povo através de profetas. O símbolo sagrado do judaísmo é o Menorá, candelabro com sete braços. Seu livro sagrado é a Torá e se baseia em três pilares de fé que são representadas por palavras hebraicas:

  • Teshuvá – significa arrependimento e retorno às origens quando se comete algum erro;

  • Tefilá – significa prece e ligação com Deus;

  • Tsedacá – significa caridade no sentido de justiça.

As crenças do judaísmo se diferenciam quanto às formas de ler e interpretar as leis judaicas. As tradições religiosas dentro das ramificações judaicas são: Judaísmo Ortodoxo, Judaísmo Conservador, Judaísmo Reformista, Judaísmo Reconstrucionista e Judaísmo Humanista.

Rituais

Seus cultos e rituais são realizados em sinagogas por sacerdotes chamados rabinos. Os templos judaicos possuem uma arca na qual são guardados os pergaminhos sagrados da Torá. Segundo a tradição religiosa, a arca representa a ligação entre Deus e os judeus.

A tradição judaica segue alguns rituais sagrados, dentre eles:

  • Brit Milá: circuncisão de todo menino judeu aos oito dias de vida. De acordo com a fé judaica, o ritual segue os preceitos ordenados pela Torá;

  • Bar Mitzvah: primeira leitura da Torá feita pelos meninos judeus aos 13 anos. Esse ritual representa a iniciação na vida adulta para os meninos;

  • Bat Mitzvah: primeira leitura da Torá feita pelas meninas judias, realizada aos 12 anos, significa a marcação da maturidade religiosa das meninas dentro do judaísmo.