Planilha

Planilha é o mesmo que tabela. Por isso, a área de edição de qualquer editor de planilha eletrônica é um quadriculado que é formado de colunas, linhas e células.

Para entendermos bem uma planilha, devemos distinguir três objetos essenciais:

Linha

LINHA: Linha é toda faixa horizontal da tabela;

Coluna

COLUNA: Coluna é toda faixa vertical da tabela;

Célula

CÉLULA: É o encontro entre uma coluna e uma linha;

Tanto o Microsoft Excel (anterior ao 2007) quanto o OpenOffice Calc têm o mesmo número de linhas(65536 linhas) e ambos também têm o mesmo número de colunas (256 colunas, a última coluna é a IV). O que resulta em exatas 16.777.216 células, que vão desde A1 a IV65536.

Já no Microsoft Excel 2007, cada pasta de trabalho tem 1.048.576 linhas e 16384 colunas (a última coluna é XFD). O que resulta em incríveis 17.179.869.184 células.

Então, seguindo todos esses conceitos, um exemplo de planilha segue abaixo. Como já dito, colunas são identificadas por letras e linhas são numeradas.

As células de uma planilha são designadas a receber qualquer tipo de dado, que podem ser texto, número, datas, horas, contas matemáticas, hyperlinks, funções, etc.

Pastas de trabalho

Os arquivos de planilha eletrônica são tratados como pastas de trabalho, por que em apenas um arquivo podemos ter várias planilhas.

Isso quer dizer que, se por acaso quisermos fazer um orçamento anual detalhado mês a mês, não é preciso abrir um novo arquivo a cada mês. Podemos usar apenas um arquivo (pasta de trabalho) com doze planilhas dentro, uma para cada mês. Isso traz uma maior praticidade, pois não precisamos abrir vários arquivos ao mesmo tempo, pois temos dentro de um único arquivo tudo que necessitamos mais abrangentemente.